Blog

Manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaica

Manutenção dos sistemas fotovoltaicos

A energia solar é sem dúvida a fonte que mais cresce no mundo, chegando a cada vez mais lares e empreendimentos. Parte de sua popularidade se dá pela economia que ela gera e a facilidade do acesso a essa tecnologia que tem sido cada vez maior graças a incentivos e a redução dos preços para sua instalação.

Uma das vantagens dos sistemas solares é a pouca necessidade de manutenção. No entanto, alguns cuidados ainda se fazem necessários para garantir o bom funcionamento, a eficiência energética e a longevidade do sistema fotovoltaico. 

Através de medidas preventivas e corretivas, é possível evitar perdas de produção, identificar e corrigir problemas precocemente e garantir que o investimento traga o máximo de retorno possível.

Painéis solares como os empregados nos projetos desenvolvidos pelo Grupo Solar Vale, são projetados para durar até 30 anos, o que garante maior economia aos consumidores.

Quer saber mais sobre como funciona a manutenção dos módulos e demais componentes de um sistema solar? Então, permaneça neste post! 

Sistema de energia solar 

Antes de tratar da manutenção, é interessante compreender como a energia solar fotovoltaica funciona. Painéis solares captam e convertem a luz solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício.

Essas células geram corrente contínua (CC), que é então convertida em corrente alternada (CA) por meio de um inversor, tornando-a utilizável para alimentar lares e negócios.

Local estratégico para instalação

A instalação adequada dos equipamentos é essencial para garantir eficiência e segurança, além, é claro, de influenciar significativamente a quantidade de manutenção que será necessária. Aqui estão algumas dicas para escolher o local certo:

  • Inclinação e orientação: os painéis devem ser instalados em uma inclinação e orientação que maximizem a exposição à luz solar e favoreçam o escoamento da água da chuva, possibilitando a “limpeza natural” do equipamento. Isso pode reduzir a quantidade de sujeira e detritos que se acumulam nos painéis;
  • Proteção contra obstruções: evite instalar em locais propensos a obstruções, como árvores ou edifícios altos, que podem criar sombras e acumular sujeira, reduzindo a eficiência do sistema;
  • Acesso fácil: certifique-se de que o local de instalação seja facilmente acessível para a limpeza e manutenção dos painéis.

Tipos de manutenção

Preventiva

A chamada manutenção preventiva é a limpeza periódica dos equipamentos. Os painéis solares acumulam poeira, detritos e sujeira ao longo do tempo, o que pode reduzir sua eficiência. 

A frequência desse processo depende da localização e do ambiente (geralmente de 6 meses a 1 ano), quanto maior a incidência de chuva, menor a necessidade de limpeza. Para realizar esse trabalho é recomendada a utilização apenas de água pura, pano limpo ou escova macia, sem produtos químicos, abrasivos, perfurocortantes ou de alta pressão. 

Para isso não se exige mão de obra especializada, mas é preciso seguir as recomendações do fabricante, além das regras básicas de segurança como garantir que o sistema esteja completamente desligado e realizar esse trabalho em dias de tempo firme e sem se apoiar nos painéis.

Também é importante realizar a inspeção, pelo menos anual, do sistema. Verificar apenas de forma visual cabos, inversores, estrutura de suporte e conexões. Buscar danos físicos, como rachaduras nos painéis ou cabos soltos. Problemas como esses podem afetar o desempenho do sistema e devem ser corrigidos imediatamente.

Manutenção corretiva

No caso de persistir o baixo rendimento, ou ser observado algum dano ao sistema, como cabos danificados, inversores com falha, módulos com microfissuras, problemas de inversores, é preciso recorrer ao reparo ou substituição de componentes danificados, com base na inspeção e diagnóstico profissional.  

Profissionais indicados

Para realizar a manutenção do sistema é preciso buscar ajuda profissional, de preferência com a empresa que foi responsável pela instalação. O  Grupo Solar Vale oferece portfólio completo de serviços que vão desde a criação do projeto de energia solar à manutenção dos sistemas implantados, com todos os equipamentos à pronta entrega.

Seus profissionais têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar inspeções abrangentes e manutenção corretiva, garantindo que o sistema solar funcione de forma otimizada, dando o retorno prometido ao cliente. 

Entre em contato com nossa equipe de pós-vendas e faça um orçamento de sua manutenção.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale