Blog

Como gerar energia através da luz do sol

Você já deve ter percebido como tem aumentado o uso de painéis nos telhados de residências, comércios e indústrias para a captação dos raios solares. Certamente também já ouviu falar em energia solar e como ela reduz o custo da conta de luz, assim como dos demais benefícios que essa tecnologia oferece. 

Nos últimos anos, a utilização do sol para obter energia tem se popularizado no mundo todo. No Brasil, a fonte solar alcançou o segundo lugar na matriz elétrica no início de 2023, após um ano de crescimento excepcional.

Fatores como economia, sustentabilidade, valorização no mercado e incentivo para financiamentos, além da Lei 14.300, de 2022 (Marco Legal da Geração Distribuída), contribuíram para o boom da energia solar.

Em grandes usinas (Geração Centralizada) ou em pequenas propriedades com produção própria de energia (Geração Distribuída), a modalidade tem sido cada vez mais utilizada, para as mais variadas necessidades de uso de eletricidade. 

Mas, você sabe como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica? Continue neste post para descobrir. 

O que é energia solar fotovoltaica?

Energia solar é uma tecnologia utilizada para a geração de eletricidade sem a exploração de recursos naturais findáveis e de forma limpa e sustentável, minimizando o impacto à natureza. Ela também proporciona economia e oferece autonomia energética às propriedades e empreendimentos, assim como aos países que investem nela.

Como o nome sugere, tem como fonte de produção o sol. No caso da energia solar fotovoltaica, a luz do sol é captada durante o dia por painéis fotovoltaicos – instalados nos telhados ou no solo – e transformada diretamente em energia elétrica. 

Com os sistemas fotovoltaicos, os consumidores podem suprir toda a necessidade de consumo de eletricidade de casas ou empresas, sem depender em parte ou totalmente dos meios convencionais. 

Como transformar a luz do sol em energia 

A geração de energia através do sol acontece por meio do processo chamado efeito fotovoltaico – quando uma célula fotovoltaica converte a luz solar em eletricidade. Tudo começa com os painéis solares captando a luz do sol e produzindo energia em corrente contínua (CC).

Os painéis solares, ou módulos fotovoltaicos, são compostos de células feitas de materiais semicondutores, como o silício. Dentro dessas células surge uma corrente elétrica quando as partículas de energia da luz solar (fótons) colidem com os átomos que as formam, causando o movimento dos elétrons dentro deles e criando a CC. 

No entanto, para ser utilizada nas lâmpadas e demais equipamentos do imóvel, essa energia precisa ser transformada em corrente alternada (CA) e para isso é utilizado um aparelho de inversor

Esse aparelho também possui outra função importante, a de “trocar” energia com a rede da distribuidora. É ele que injeta a energia excedente gerada pelo sistema solar à rede elétrica e “pega” energia dela quando não há geração, como à noite, e envia para o quadro de distribuição. Isso é possível nos sistemas on-grid (conectados à rede). 

Basicamente, são esses dois equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico, o painel e o inversor. Quanto mais painéis e mais incidência de sol, maior é a quantidade de energia produzida. 

Por que é mais barato utilizar energia solar

O uso da energia solar pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz. No caso dos sistemas conectados à rede, a energia produzida pelo sistema solar que não é consumida é cedida à distribuidora local e compensada em forma de créditos energéticos. 

Esses créditos são medidos em quilowatts-hora e têm validade de cinco anos, sendo possível ainda a transferência deles para outras unidades consumidoras da mesma titularidade e atendidas pela mesma distribuidora. Isso é possível através do Sistema de Compensação de Energia, criado para a micro e minigeração. 

Além disso, o valor investido para a instalação do sistema solar acaba sendo compensado pela economia gerada mensalmente. E após o período de payback, que dura em média cinco anos, o consumidor quase zera o seu custo para consumir eletricidade.

Como começar a gerar energia através do sol?

A produção de energia pode ocorrer tanto em pequenos projetos instalados para consumo próprio em casas, condomínios e pequenos comércios, enquadrados na micro e minigeração distribuída, como também em grandes usinas solares. 

Gerar a própria energia está cada vez mais acessível com a expansão do mercado de energia solar. Mas, para obter o melhor custo benefício dessa modalidade é preciso escolher empresas especializadas e realmente comprometidas com a qualidade dos sistemas

Atualmente, é possível encontrar sistemas com até 30 anos de garantia de funcionamento, implantados com foco na sustentabilidade e responsabilidade com o cliente.

Clique no link e fale com a Solar Vale Energia e Sustentabilidade para saber o quanto você pode economizar com a energia solar e como implantar um sistema na sua propriedade ou empresa.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale