Blog

Carros elétricos e energia solar: rumo a um futuro mais sustentável

A combinação da fonte solar e dos carros elétricos representa uma mudança de paradigma na forma como nos locomovemos e consumimos energia. Também oferece uma visão inspiradora de um futuro mais ecologicamente consciente e inovador.

Enquanto os veículos elétricos ganham espaço nas estradas, impulsionados por avanços tecnológicos e uma crescente preocupação com o meio ambiente, a energia solar emerge como uma solução promissora para abastecer essa nova frota de forma limpa e verdadeiramente renovável.

Quer saber mais sobre essas tecnologias cada vez mais presentes e em sintonia? Continue neste post.

Frota de eletrificados no Brasil

Embora o Brasil ainda ande em velocidade lenta em comparação às potências econômicas e tecnológicas, como os Estados Unidos e a China, a mobilidade eletrificada vem ganhando terreno de forma consistente por aqui. Com uma frota de mais de 200 mil carros elétricos e híbridos, o país assistiu nos últimos anos a um salto no número desse tipo de meio de transporte nas ruas.

Entre os principais desafios enfrentados, o preço ainda bastante alto para a maior parcela da população e a infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento se destacam. Mas, as perspectivas são animadoras, com a expectativa de crescimento acelerado nos próximos anos, acompanhado pela redução de custos e uma maior variedade de modelos que não param de chegar.

Cada vez mais no gosto dos brasileiros

Em 2023, o mercado brasileiro testemunhou um crescimento impressionante na venda de carros elétricos, alcançando mais de 94 mil unidades, um aumento de 90% em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A vendas foram impulsionadas principalmente pelos veículos plug-in (com recarga externa das baterias), que representaram mais da metade dos novos emplacamentos dos eletrificados leves, demonstrando o crescente interesse dos consumidores por alternativas sustentáveis de mobilidade.

Os modelos eletrificados mais vendidos naquele ano no país foram: 

  • Toyota CCross XRX Hybrid (10.283);
  • BYD Song Plus GS DM (7.669);
  • Toyota Corolla APREMIUMH (6.867);
  • BYD Dolphin GS 180EV (5.971);
  • CAO Chery Tiggo8 PHEV (4.605). 

No mundo foram vendidos mais de 13,6 milhões de automóveis elétricos e híbridos (35% a mais do que em 2022), segundo a plataforma EV-Volumes. As vendas representaram 16% do total de novos carros adquiridos. Entre as maiores fabricantes de carros elétricos no mundo se destacam a BYD, que assumiu a liderança de vendas em 2023, e a Tesla, mas já existem muitas empresas produzindo e de olho nesse mercado.

Desafios e perspectivas globais

Apesar do crescimento exponencial, o setor de veículos eletrificados ainda enfrenta desafios significativos, desde a autonomia das baterias até a infraestrutura de recarga.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o investimento contínuo na pesquisa e desenvolvimento, espera-se que esses obstáculos sejam superados em breve, abrindo caminho para um futuro totalmente eletrificado e sustentável.

Energia solar para uma mobilidade mais sustentável

A energia solar pode ajudar no abastecimento dos carros elétricos oferecendo uma fonte de energia limpa, acessível e sustentável, o que resulta em benefícios ambientais, econômicos e sociais significativos.

Redução das emissões de carbono: a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, o que significa que sua utilização para carregar carros elétricos ajuda a reduzir as emissões de carbono e outros poluentes em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis ou recarregados em sistemas de energia convencional;

Economia: uma vez que os proprietários de carros elétricos podem instalar painéis solares em suas residências ou empresas para carregar seus veículos, eles podem reduzir significativamente os custos operacionais, principalmente em longo prazo. 

Autossuficiência energética: os proprietários de carros elétricos que usam energia solar para carregar seus veículos podem se tornar mais autossuficientes em termos de energia, especialmente se tiverem sistemas de armazenamento, como baterias, instalados em suas propriedades. Isso pode ser especialmente útil em áreas onde há interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica.

Embora enfrente desafios significativos, o crescimento acelerado do mercado de veículos eletrificados e o potencial da energia solar oferecem motivos para otimismo. A união dessas duas tecnologias ajuda a superar esses obstáculos e promove soluções inovadoras.

Saiba mais sobre veículos elétricos aqui.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale