Blog

Energia solar empresarial: você sabe como funciona?

A matriz energética brasileira está se transformando a passos cada vez mais largos e a fonte fotovoltaica vem assumindo o protagonismo dessa mudança nos últimos anos. A energia solar é uma das melhores opções para quem quer economia, eficiência, autonomia e produção limpa de modo sustentável. 

Das fontes de energia limpa, ela é a mais acessível ao consumidor, pela questão da engenharia e por dispor de linhas de financiamento facilitadas. A solução fotovoltaica também é apropriada para diferentes tipos de necessidades. Neste artigo você saberá mais sobre a energia solar empresarial. 

Energia solar para o setor empresarial

Gestores enfrentam desafios diários na busca pela estabilidade e crescimento dos negócios. Uma preocupação compartilhada por quem atua no setor empresarial é a eficiência e a economia que soluções possam somar à sua empresa.

Nesse sentido, a energia solar se apresenta como uma aliada. Independentemente do tamanho ou do segmento, a solução fotovoltaica proporcionará tranquilidade, segurança e muita economia no que se refere a gastos com consumo de energia – que pode chegar a até 95%, mensalmente.

A energia solar empresarial funciona de forma parecida com a das residências. Os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia em corrente contínua, depois o inversor a converte em corrente alternada, e, por fim, a energia, depois de transformada, pode ser utilizada nas operações do dia a dia da empresa.

O que muda, principalmente, é que esse processo será feito em maior escala, devido ao tamanho do sistema fotovoltaico, para atender às necessidades do local. Iluminação, equipamentos ou maquinário pesado, tudo pode funcionar através da energia gerada com luz solar.

Instalação da energia solar empresarial

Assim como nas residências, os painéis solares podem ser instalados nos telhados das empresas sem atrapalhar a produtividade. Dessa forma, não ocupam espaço, o que é mais um ponto positivo.

Esses sistemas fotovoltaicos também apresentam uma longa durabilidade, de mais de 30  anos, e necessitam de pouca manutenção. Vale ressaltar aqui que, para ter tais benefícios garantidos, é imprescindível contratar uma empresa confiável, que trabalhe com equipamentos e profissionais de qualidade.

Cada estabelecimento necessita de um projeto adequado ao seu ambiente, tamanho e consumo. O que vai definir a quantidade de painéis que serão necessários no projeto, o local de instalação e o sistema fotovoltaico escolhido.

Sistemas On-grid – são sistemas conectados à rede pública de distribuição de energia elétrica e  indicados para locais de fácil acesso à rede. Nesses casos, a energia excedente pode ser convertida em créditos de energia solar, que podem ser utilizados para abater o valor cobrado pelo consumo da energia da rede. Nos casos das empresas, filiais também podem ser beneficiadas.

Linhas de financiamento 

O apelo por iniciativas sustentáveis cresce ao redor do mundo em várias frentes. E, com isso, a expansão do uso de energia limpa, como é o caso da solar fotovoltaica, é incentivada principalmente para o setor empresarial. Seja através de políticas públicas e até linhas de financiamento facilitadas, disponibilizadas por bancos públicos e privados, além de cooperativas de crédito. 

Algumas são exclusivas para pessoas físicas, outras voltadas à empresas, ou até pensadas especialmente para o setor do agronegócio. Com limites de crédito, taxas e prazos diferentes para cada tipo de consumidor. Ou seja, independentemente se é residencial ou energia solar empresarial, qualquer interessado e sem restrição para investir no sistema de geração distribuída pode obter recursos para instalar países fotovoltaicos.

O valor investido na instalação de sistemas solares varia de acordo com o tamanho do projeto necessário para cada local. Vale destacar que a economia gerada na conta de luz, em alguns casos se iguala ao valor da prestação do financiamento. E, em poucos anos, a economia gerada pelo sistema supera o investimento feito – esse payback, como é chamado, leva em média cinco anos. 

Para saber o valor exato, é preciso solicitar um orçamento a empresas especializadas na produção e condução de projetos de energia solar. Com um orçamento pronto, fica mais fácil procurar um banco e dar entrada no  financiamento. 

A Solar Vale é uma empresa especializada na instalação de painéis solares, com serviço completo, desde a elaboração do projeto até a manutenção. Se você tem uma empresa e quer conhecer todas as vantagens que a energia solar pode oferecer para o seu negócio, entre em contato conosco para fazer um orçamento.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale