Blog

Como e por que investir em energia solar em residências

A energia solar é a alternativa mais buscada para substituir as formas de geração de eletricidade convencionais. Uma das suas vantagens é a economia gerada e, por isso, cada vez mais consumidores aderem a ela para se livrar dos gastos altíssimos com a conta de luz, que aumenta constantemente, principalmente nos períodos de crises hídricas. 

Há pouco mais de uma década a energia solar começava a despontar no país e, hoje, já é comum ver painéis fotovoltaicos espalhados pelos telhados, por onde quer que ande.

A energia solar pode ser aplicada para as mais diversas finalidades, mas, neste post vamos destacar a  sua utilização nas residências.

Vamos mostrar que gerar a própria energia em casa é fácil, economicamente vantajoso e ainda é uma forma de ajudar o planeta. Quer saber como? 

Como abastecer a casa com energia solar

Produzir a própria energia para abastecer a residência é muito fácil. Basta procurar uma empresa especializada em energia solar, que irá cuidar de todo o processo de criação do projeto, instalação dos equipamentos e dará o suporte necessário para a utilização.

O sistema fotovoltaico consiste num kit de energia solar, adaptado a cada necessidade. Esse sistema vai captar a luz solar e transformá-la em eletricidade, para ser usada em qualquer equipamento que dependa de energia. 

No caso dos sistemas on-grid, toda a energia produzida durante o dia e que não é utilizada é transferida à rede distribuidora e se transforma em “créditos”, para que a casa seja abastecida quando não há sol. Ou ainda é possível transferir esses créditos para uso em propriedades que estejam ligadas à mesma concessionária e tenham no cadastro o mesmo titular. 

A manutenção dos painéis é muito baixa, principalmente em locais onde há pouca poluição e bastante chuva. Mas, essa informação também é algo que deve ser passada pelo responsável pela instalação, com base na análise que ele fará do local. 

Além disso, a durabilidade dos sistemas pode chegar a até 30 anos, a depender da qualidade do material oferecido pela empresa. Dessa forma, por um longo período, o consumidor só precisa se preocupar em apertar o interruptor, ou ligar uma tomada para ter luz dentro de casa. 

Vantagens da energia solar em residências

Entre as razões para trocar a energia convencional pela solar fotovoltaica na residência, pode-se destacar primeiro a economia gerada. Mas, não só isso: outros fatores também somam as razões pelas quais os consumidores estão optando cada vez mais por essa fonte, como o retorno do investimento, facilidade de financiamento, a sustentabilidade e por que não a valorização do imóvel? 

Economia na conta de luz: vamos começar por esse quesito que é bastante atrativo. Quanto maior o seu gasto com energia elétrica, mais explícita será a economia após a adesão à energia solar. Algo que é percebido já no primeiro mês. A diminuição da conta de luz pode ultrapassar 90% em alguns casos. 

Retorno do investimento: quando o consumidor investe num sistema solar e parcela esse valor, por alguns anos ele vai pagar um financiamento. Nesse período ele praticamente troca o valor gasto com a tarifa mensal pela quitação do empréstimo. Esse tempo para o retorno do investimento (payback) gira em torno de cinco anos, enquanto o sistema vai operar mais cerca de 25 anos. 

Facilidade de financiamento: com a energia solar cada vez mais em evidência, e bancos e cooperativas de crédito foram se atentando para oferecer opções diferenciadas para quem quer investir nessa modalidade. Com isso, linhas de crédito foram criadas especialmente para essa finalidade e pensadas para cada tipo de consumidor. Assim, o financiamento de sistemas fotovoltaicos se tornou mais facilitado e atraente.

Sustentabilidade: quem investe em energia solar não está apenas cuidando de si e do próprio bolso, mas também praticando uma ação que afeta de forma positiva o coletivo. A eletricidade obtida através de fontes limpas agridem menos o meio ambiente, evitando a emissão de gases poluentes e a escassez de recursos naturais, como a água. 

Valorização do imóvel: essa vantagem é pouco enfatizada, dado o poder das palavras economia e sustentabilidade nos dias atuais. Mas, é preciso lembrar que esses mesmos fatores fazem com que um imóvel com energia solar ganhe mais valor de mercado. Uma tendência que só cresce ao passo em que as pessoas se preocupam mais com as questões ambientais. 

Potência energética espalhada pelos telhados  

A adesão à produção de energia a partir de fontes renováveis e limpas cresce ao redor do mundo. No Brasil, a energia solar alcançou o segundo lugar na matriz elétrica, no início de 2023, ficando atrás apenas da hídrica. E a maior parte dessa produção é concentrada nos pequenos usuários, a chamada Geração Distribuída.

Esses sistemas de geração própria são instalados em locais menores, como nos telhados das residências e já possuem potência superior à capacidade  da maior usina hidrelétrica do Brasil (Itaipu). Isso desde outubro de 2022, quando alcançou 14 GW. Em fevereiro de 2023, essa capacidade já era de 17,2 GW

Quer produzir sua própria energia?

A produção própria de energia tem muitos benefícios. Se você se interessou e quer saber mais sobre eles e se a energia solar é uma boa opção para a sua casa, a Solar Vale Energia e Sustentabilidade está à disposição para tirar todas as suas dúvidas. É só entrar em contato conosco, que nossa equipe está preparada para lhe atender!

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale