Blog

Energia solar e a preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente é uma preocupação global. E se torna cada vez maior ao passo em que os efeitos da degradação dos recursos naturais afetam a vida humana. A boa notícia é que a inquietação por alternativas sustentáveis também é algo que aumenta ano após ano. 

Nesse contexto, fontes como a energia solar foram ganhando protagonismo e conquistando espaço, diante da urgência de soluções que possam frear as consequências das práticas que fizeram o mundo chegar até aqui. 

O setor energético é um dos mais poluentes e por isso sua responsabilidade em amenizar os efeitos nocivos de sua produção é grande. Assim como a vontade de mudar essa realidade, através de iniciativas públicas e privadas que incentivam a adoção do uso de meios sustentáveis de gerar eletricidade.

Ao redor do planeta, a potencialização da produção de energia limpa e renovável é uma ambição perseguida pelas grandes potências. No Brasil, ainda há muito a ser feito, mas o setor teve importantes saltos nos últimos anos, até conquistar o segundo lugar na matriz elétrica interna. 

Quer saber o que energia solar tem a ver com a preservação do meio ambiente? Então continue neste texto que a gente conta!

Energia solar: eficiência e acessibilidade

Conseguir a redução de gases poluentes e manter a segurança energética, ao mesmo tempo em que ainda é preciso ampliar o acesso à energia elétrica, é um desafio. Enquanto a tecnologia evolui e as soluções já se apresentam para a diversificação da matriz, ainda há milhares de pessoas sem acesso à eletricidade.

Por outro lado, quem pode contar com ela, precisa arcar com valores, por vezes, exorbitantes. O que aumenta a importância de pensar em formas de ampliar o alcance da eletricidade, dando prioridade às opções limpas e renováveis. 

Em se tratando do Brasil, onde a principal fonte de energia é a hídrica, vale destacar as constantes crises causadas pelas secas, que já deixaram o país à beira de um apagão e causam aumentos seguidos na fatura mensal.

Quando se olha para fora, outros países buscam na produção de energia limpa a solução para a dependência de outras nações, além dos objetivos ambientais. Na União Europeia, por exemplo, em 2022, pela primeira vez, as fontes solar e eólica geraram mais eletricidade do que a advinda do gás. Uma forma de evitar uma crise energética diante da guerra entre Rússia e Ucrânia

Tanto em um cenário quanto no outro, a tendência é apostar nas fontes renováveis. Isso porque além de economia para o consumidor e a garantia de abastecimento, os ganhos ambientais são evidentes e necessários.

Vale destacar ainda que entre essas duas formas de geração de energia, a solar ganha na facilidade de instalação, visto que a engenharia para a aplicação da eólica é mais complexa e acaba se tornando mais cara. Enquanto a gerada a base do sol pode ser instalada até nos telhados, possui tecnologia mais acessível, além da facilidade de financiamento. 

Responsabilidade ambiental e energia solar 

Um estudo do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático, publicado no periódico científico Nature Communications, afirma que o setor de energia pode reduzir em até 80% as emissões de carbono até 2050, com o uso de fontes renováveis, como no caso da solar fotovoltaica

Os autores do estudo reconhecem que não é uma missão simples, mas enfatizam que a redução da emissão de gases poluentes precisa ser buscada com certa urgência.

Dados da Global Carbon Project, mostraram que em 2022 o mundo teve a maior emissão de carbono desde a Revolução Industrial. Ou seja, sabemos como fazer, mas ainda não estamos fazendo o suficiente.

No que diz respeito à energia elétrica, a parte positiva é que grandes potências mundiais estão apostando nas energias renováveis e limpas, seja por uma questão climática, econômica ou de segurança energética. Aqui pode-se citar China – maior produtora global, Estados Unidos e União Europeia. 

Fontes de energia como a solar fotovoltaica, apresentam baixo impacto ambiental e não causam a escassez do recurso. Afinal, a fonte é o próprio sol, que é inesgotável. Além disso, essa opção não gera grande interferência no ambiente, sem a necessidade de desmatamento, mudança do curso de rios e o risco das barragens, por exemplo. 

O potencial da energia solar e do Brasil 

O Brasil é conhecido pelas suas riquezas naturais e por ser um país tropical. Um solo favorecido pela grande incidência de raios solares e com um potencial imenso para a produção de energia limpa. Na América Latina já é líder na geração de energia solar.

Há pouco mais de uma década que essa modalidade começou a despontar no país. Mais recentemente tem acumulado números históricos. Em 2022, ela cresceu cerca de 60% e iniciou 2023 como a segunda maior fonte da matriz elétrica. 

E o crescimento continua. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil fecha o mês de fevereiro com mais de 25 gigawatts (GW) de potência instalada (11,6% da matriz).

No período compreendido entre fevereiro do ano passado e este, o crescimento foi de 76%, saltando de 14,2 GW para os atuais 25 GW, com crescimento médio de 1 GW por mês desde julho de 2022. 

A maior fatia desse montante (17,2 GW) é composta pelos pequenos usuários, que geram a própria energia, através de painéis instalados em telhados de residências, por exemplo. Os outros 7,8 GW são das grandes usinas solares. 

Impactos na economia e no meio ambiente

Segundo as informações mais recentes da Absolar, na última década, foram investidos R$125,3 bilhões em energia solar. Ainda segundo a entidade, também foram gerados cerca de R$39,4 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Nesses últimos 10 anos, o setor foi responsável pela geração de 750,2 mil empregos acumulados e evitou a emissão de 33,4 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) para a geração de eletricidade.

Para o futuro, as perspectivas também são positivas. A Absolar destaca o potencial do Brasil na produção de hidrogênio verde (hidrogênio produzido sem combustíveis fósseis). Mas, para isso precisa de investimentos e que as fontes renováveis sejam cada vez mais difundidas no país.

Empresas como a Solar Vale Energia e Sustentabilidade, nascem da vontade de ajudar a mudar a realidade da produção de energia, apostando num consumo consciente e sustentável. Quer saber mais sobre energia solar, suas aplicações e benefícios? Entre em contato conosco, que estamos à disposição para ajudar.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale