Blog

Energia solar e mobilidade sustentável

O mundo está passando por mais uma transformação do jeito de se locomover. Cada vez mais, as pessoas estão adotando opções sustentáveis e, nesse sentido, os carros elétricos despontam como uma alternativa aos veículos movidos a combustíveis fósseis.

Essa tendência não se restringe apenas aos países super desenvolvidos, mas também é vista aqui no Brasil, onde o crescimento do uso de carros elétricos tem sido notável nos últimos anos.

Além disso, com o advento dos carregadores veiculares e o aproveitamento de fontes renováveis, como a energia solar, a mobilidade sustentável está se tornando mais acessível, econômica e promissora.

Carros elétricos no mundo

Nos últimos anos, o mercado de carros elétricos tem experimentado um crescimento significativo em todo o mundo. Em 2022, 10 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in foram emplacados, 55% a mais do que no ano anterior, quando o número de emplacamentos foi de 6,5 milhões. 

Países como China, Estados Unidos e países europeus lideram a adoção desses veículos, impulsionados por incentivos governamentais, avanços na tecnologia das baterias e uma maior conscientização sobre os impactos ambientais dos combustíveis fósseis.

Carros elétricos no Brasil

No Brasil, o cenário dos carros elétricos também tem se expandido, mesmo que mais timidamente. Embora o país ainda esteja atrás de alguns mercados globais, o número de veículos eletrificados em circulação tem aumentado gradualmente. 

Em 2022, o mercado brasileiro registrou crescimento de 41% nas vendas de híbridos, plug-in e elétricos, fechando o ano com uma frota de pouco mais de 126 mil unidades em circulação, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

Ainda segundo a ABVE, no primeiro quadrimestre de 2023, 4.793 veículos leves eletrificados foram emplacados (51% a mais do que no mesmo período do ano passado).

O Brasil possui uma matriz energética consideravelmente limpa, com grande parte da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, o que torna a adoção dos carros elétricos ainda mais promissora.

Carregadores veiculares

Os carregadores veiculares são dispositivos projetados para fornecer energia às baterias dos carros eletrificados. Eles podem ser instalados em residências, estabelecimentos comerciais e espaços públicos, como postos de carregamento.

Esses carregadores funcionam conectando-se à rede elétrica. Existem diferentes tipos, desde os de baixa potência, que levam mais tempo para carregar, até os de alta potência, que permitem um carregamento mais rápido.

Hoje já é mais comum encontrar espaços para carregar os veículos em locais como shoppings centers, supermercados, concessionárias e condomínios.

Algumas empresas também oferecem espaços de carregamento tanto para seus funcionários e clientes, como para outros proprietários de carros elétricos, como é o caso do Grupo Solar Vale, que além de ter em seu portfólio a oferta de carregadores, também dispõe de uma estação de carregamento em sua sede, que fica em Blumenau (SC), à disposição de todos.

No local, os motoristas podem parar para recarregar seus automóveis de forma gratuita. Uma forma de incentivar o uso dos eletrificados e que fica em um ponto estratégico, numa rodovia que dá acesso ao centro da cidade e a uma das principais BRs da região, a 470.

A energia solar como aliada da mobilidade elétrica

Quando falamos de mobilidade sustentável, a energia solar desempenha um papel fundamental. A instalação de painéis solares fotovoltaicos em residências, estabelecimentos comerciais e para alimentar postos de recarga, permite a geração de eletricidade limpa e renovável. 

Essa energia pode ser utilizada tanto para alimentar a rede elétrica geral como para carregar os carros elétricos. A energia solar é uma opção acessível e barata de energia renovável, uma vez que os painéis solares estão se tornando cada vez mais acessíveis, e os custos de instalação estão diminuindo ao longo do tempo.

Além disso, a combinação de carros elétricos e energia solar cria um círculo sustentável, onde a energia é gerada localmente, sem emissões de gases de efeito estufa, e é utilizada para alimentar os veículos, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e contribuindo para a diminuição da pegada de carbono.

Círculo sustentável

O crescimento do uso dos carros elétricos no mundo e no Brasil representa uma mudança positiva em direção a uma mobilidade mais sustentável. Com o aproveitamento da energia solar, essa transição está se tornando ainda mais viável e econômica.

A energia solar oferece uma opção acessível e barata de energia renovável, que potencializa a mobilidade sustentável e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. É hora de abraçarmos essa revolução na forma de nos deslocarmos, impulsionando um futuro mais limpo e sustentável para todos.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale