Blog

Por que seu negócio deve investir em energia limpa? Veja 5 motivos

ESG, sustentabilidade e meio ambiente são temas que têm tido cada vez destaque nos noticiários e no mundo corporativo. Apesar de diversas temáticas estarem inclusas no ESG, as que são ligadas ao cuidado com o meio ambiente são mais evidenciadas atualmente. Neste sentido, a busca por energia limpa está na pauta de diversas instituições, como a ONU, por exemplo.

Mas por que investir em energia limpa? Neste artigo vamos apresentar 5 motivos para considerar a utilização de fontes de energia sustentáveis no seu negócio. Acompanhe!

O que é energia limpa

Primordialmente, são consideradas fontes de energia limpa aquelas que têm baixo impacto ambiental, sem lançar poluentes na atmosfera. Em pleno desenvolvimento, a energia limpa ajuda na  preservação do meio ambiente e na diminuição da crise de energias esgotáveis, como gás ou petróleo.

Apesar de estarem interligados, energia limpa e energia renovável são conceitos diferentes. Energias renováveis podem causar poluição. Como exemplo, podemos citar o biogás ou o biodiesel, que se renovam, porém poluem com sua combustão, emitindo gases de efeito estufa.

Em contrapartida, as energias limpas não poluem e podemos dizer que a maioria das fontes de energia renováveis também é limpa e vice-versa.

Motivos para investir em energia limpa

  • Investimentos impulsionados pela pauta ESG: de acordo com o relatório Does ESG really matter – and why? (O ESG realmente importa – e por quê?) da McKinsey, o crescimento do ESG tem ficado evidente nos investimentos. Os valores passaram de US$ 5 bilhões em 2018 para quase US$ 70 bilhões em 2021, para negócios que apostam em energia limpa.

No mesmo sentido, grandes empresas também têm publicado relatórios sobre elementos ou ações relacionadas ao ESG em suas organizações, já que investidores têm preferido aplicar dinheiro em empresas que focam comprovadamente na pauta.

  • Melhor aproveitamento de recursos: Atualmente, cerca de 6 bilhões de pessoas dependem de combustíveis fósseis, que são importados de outros países e são responsáveis por 86% das emissões de carbono no mundo.

Já as fontes renováveis de energia estão disponíveis em todos os lugares e têm muito potencial para ser aproveitado. Desta forma, a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) afirma que aproximadamente 90% de toda a eletricidade global deve se tornar renovável até 2050.

Fontes de energia limpa são primordiais para acabar com a dependência de importação de energia. Elas possibilitam, portanto, a transformação econômica das nações, ao mesmo passo em que permitem um olhar mais cuidadoso para o meio ambiente.

  • Redução de custos: O investimento em fontes de energia limpa diminui os gastos com manutenção de sistemas de água e despesas de consumo de energia elétrica. Ou seja, é uma forma garantida de reduzir custos fixos de uma empresa, por exemplo.

Os resultados já se manifestam nos primeiros meses de utilização, podendo chegar a 95% de redução na conta de energia elétrica.

O excedente de energia produzida pode ser vendido para a companhia distribuidora local, gerando créditos para serem abatidos das contas dos próximos meses. Assim, o valor economizado pela empresa pode ser destinado para investimentos em outras áreas da companhia.

Há ainda contrapartida por parte de bancos, que fornecem programas e linhas especiais de crédito, já que o desenvolvimento sustentável é do interesse de todos.

  • Autonomia de energia: Empresas que investem em fones de energia limpa, como a energia solar, por exemplo, passam a não depender mais dos reajustes no preço da eletricidade convencional.

Neste sentido, é possível acompanhar a geração elétrica do negócio por meio das tecnologias disponíveis, como aplicativos de celular ou plataformas. Isso possibilita a tomada de medidas econômicas em determinadas épocas do ano, a depender do consumo de energia no período.

O investimento em energias limpas possibilita o armazenamento de energia em um estoque que pode ser utilizado posteriormente, ou trocado por créditos para utilização posterior. A energia solar, principalmente, é abundante na maior parte das localidades e é investimento certo para quem quer reduzir gastos e garantir autonomia.

  • Retorno sobre o investimento garantido: o sistema de energia solar, por exemplo, tem uma vida útil de 25 a 30 anos. Neste sentido, seu payback é obtido em cerca de 5 anos. Esse é um dos sistemas de energia limpa com menor custo e necessidade de manutenção.

É importante colocar na ponta do lápis todos os gastos com utilização e manutenção da rede tradicional de energia, em comparação com a utilização de fontes de energia limpa. Da mesma forma, a preocupação com o meio ambiente, que faz parte da pauta ESG, é levada em consideração por investidores na hora de aplicar recursos.

Esses são alguns dos motivos pelos quais você deve investir em energias limpas. A energia solar já é a terceira mais utilizada no Brasil e também pode ser implantada na sua empresa. Entre em contato com a equipe da Solar Vale para fazer um orçamento e saber mais sobre a economia que você pode gerar hoje!

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale