O sol, assim como a chuva, é essencial para o campo, que depende desses e de outros recursos da natureza para prosperar. E, de uns anos para cá, o astro-rei tem servido de aliado do setor do agronegócio de uma forma nova, provendo energia que alimenta e movimenta propriedades rurais inteiras. O agronegócio, afinal, é um dos segmentos que tem muito a lucrar com a energia solar.
O alcance da energia solar cresceu de forma contínua e rápida na última década, em especial nos anos mais recentes. Atualmente, é a segunda fonte mais representativa da matriz elétrica brasileira, com potencial ainda maior nas principais economias do mundo.
Hoje, é comum ver painéis solares instalados nos telhados de residências, comércios, indústrias, condomínios e propriedades rurais. Em alguns casos, fixados no solo.
Quer saber mais sobre a potencialidade da energia gerada através de painéis solares e por que ela é uma aliada de um dos principais setores da economia brasileira? Continue na leitura deste texto, que contaremos tudo para você!
A força da energia solar e do agronegócio
Ao longo de 2022, a energia solar acumulou cerca de 60% de crescimento e se transformou na segunda maior fonte de geração de energia da matriz elétrica brasileira (11,2%). De acordo com a última atualização divulgada nos primeiros dias de janeiro, pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar tinha alcançado 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada, deixando para trás a eólica. As fontes hídricas seguem na liderança, com mais de 50% do parque nacional.
No caso da energia solar, a geração distribuída é o formato mais representativo dessa fatia, com 16 GW. São as instalações em propriedades rurais, residências urbanas e comércios, por exemplo. Os outros 7,9 GW representam a soma das grandes usinas (geração centralizada).
Já o agronegócio é um dos principais propulsores da economia brasileira. Conforme balanço divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em 2022, o crescimento do Valor Bruto de Produção foi de 2,2%, em relação ao ano anterior, o que representou R$ 1,3 trilhão. Fatores internos e externos fizeram com que o PIB do agro fechasse em queda, mas com perspectiva de crescimento de 2,5%, em 2023.
Cada vez mais moderno e conectado aos avanços tecnológicos para a melhora da produção, o setor também tem o desafio de cumprir com suas responsabilidades ambientais e, para isso, já busca alternativas. Uma delas é o investimento em energia limpa e renovável.
A energia que vem do sol para o campo
A chegada da luz elétrica no campo simbolizou um avanço dos meios de produção. Desde então, outras novidades tecnológicas também vêm se mostrando essenciais para quem vive da produção de alimentos e criação de animais. Mas, o gasto com a conta de luz acaba sendo bastante alto para muitos produtores, devido ao uso diário de equipamentos elétricos necessários aos processos de produção.
Nesse sentido, a solar se apresenta como uma solução acessível. A energia que provém dos painéis fotovoltaicos pode ser utilizada nas diversas etapas da produção, proporcionando economia e independência energética para o setor rural. Com o bônus de mostrar que o setor também tem um olhar mais atento ao futuro.
Ao implantar a energia solar em sua propriedade, o produtor pode utilizá-la para o funcionamento de qualquer equipamento elétrico, inclusive dentro da residência. Para quem opta pelo sistema on-grid e possui mais de uma propriedade na mesma região, pode ainda dividir os créditos acumulados com a distribuidora entre os imóveis que estão em seu nome.
Na produção, a energia solar ajuda a baratear processos nos quais se utiliza energia elétrica, como na produção de leite (ordenha, refrigeração, cerca elétrica para manejo), ventilação e iluminação de ambientes como aviários, armazenamento de diferentes tipos de alimentos como a carne, bombeamento de água, irrigação de plantações, secagem e armazenamento de grãos, além de sistemas de administração e vigilância.
Por que o agro deve apostar na energia solar?
O investimento em energia solar por parte dos brasileiros foi bastante expressivo no último ano. Entre os fatores que têm ajudado esse setor a crescer tanto estão a preocupação com o meio ambiente e a economia na conta de luz.
Assim como na área urbana, o gasto com energia no meio rural também tem sofrido constantes aumentos nos últimos anos. Algo que levou os proprietários de fazendas e sítios menores a buscarem outras soluções, como a produção própria de energia, através de sistemas fotovoltaicos.
Quanto custa ter energia solar no agronegócio?
O custo varia de acordo com o tamanho do projeto e a necessidade de consumo do local, mas é um investimento que gera retorno a médio e longo prazo, em forma de economia de energia – um dos fatores que impulsiona o crescimento do setor. Só os produtores rurais já investiram bilhões de reais em energia solar, desde 2012, no Brasil.
Quem adere à energia solar conta com retorno do investimento garantido, com payback de em média 5 anos, gerando uma economia de energia que pode chegar a até 95%. Vale destacar, ainda, que alguns sistemas fotovoltaicos, como os da Solar Vale, têm vida útil de 30 anos e custo de manutenção baixo.
Ainda para quem quer instalar sistemas fotovoltaicos, bancos e cooperativas de crédito oferecem diferentes linhas de crédito exclusivas para cada tipo de projeto.
Outro fator que podemos citar é o chamado marketing verde. A adoção de iniciativas ecologicamente responsáveis têm ganhado cada vez mais valor no mundo dos negócios, o que também tem sido percebido pelo agro.
Como levar energia solar ao agronegócio
De 2012 até 2021, o investimento em energia solar por parte dos produtores rurais brasileiros foi de mais de R$ 3 bilhões. Atualmente o setor rural representa mais de 13% da geração distribuída, sendo o terceiro que mais aposta nesse formato, atrás de residências e comércios.
A capacidade instalada nas áreas rurais ainda é pequena se levar em consideração a potência que é o agronegócio no Brasil. Mas a tendência é que esse número cresça, impulsionado pela consolidação das normas legais para a geração distribuída e pelos benefícios a esse setor produtivo.
Se você quer entender melhor como a energia solar pode ajudar a reduzir custos e gerar mais valor para a sua propriedade, entre em contato com uma empresa especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos. A Solar Vale é uma empresa que ajuda o consumidor desde a escolha do melhor projeto até a instalação.