Blog

5 benefícios da energia solar para o seu negócio

A mudança de mentalidade e de comportamento do ser humano tem direcionado o mercado a oferecer soluções cada vez mais sustentáveis e econômicas. Nesse sentido, uma coisa é fato: as plataformas de energia limpa estão se popularizando mundo afora.

Seguindo a tendência, no Brasil o movimento pela busca de fontes de energia renováveis têm se fortalecido – e a solar ganha cada vez mais espaço. O mais recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mapeou que cerca de 10% da matriz brasileira é representada pela energia solar. Isso significa que a tecnologia que transforma luz do sol em energia elétrica é a terceira fonte mais utilizada no país.  

Ainda que esteja em terceiro lugar no ranking nacional, o potencial deste tipo de energia indica que ainda há muitas possibilidades de crescimento. Em linhas gerais, por ser alternativa, gratuita, renovável e limpa, ela ganha pontos em relação às outras. Já para o empreendedor, que lida diariamente com decisões que tragam resultados aos negócios, os impactos positivos são ainda maiores.

Confira abaixo cinco vantagens da implantação da energia solar em empresas de qualquer porte e como ela traz benefícios a curto, médio e longo prazos.    

Adesão de prática sustentável

A sigla ESG (Environmental, Social, Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança Corporativa) está cada vez mais presente nas organizações e tem sido decisiva nos posicionamentos de mercado. Desta forma, as práticas estão diretamente ligadas à gestão, à tomada de decisões e ao financeiro da corporação.

Então, quanto mais ESG a empresa pratica, menos risco ela corre e se torna mais confiável, garantindo mais negócios. A consequência disso é o crescimento e sua perenização. Assim, a adesão à energia solar é um exemplo de sustentabilidade ambiental: o sistema fotovoltaico não emite carbono (CO2) na atmosfera e não gera impactos negativos na natureza; é mais barato que outras modalidades alternativas e de fácil viabilização, como veremos a seguir.

Retorno de investimento assertivo

Só em 2022, a Absolar estima que o setor gerou mais de R$ 86 bilhões em investimentos. Isso significa que o alto custo de implantação do sistema já não é mais um obstáculo para a adesão à energia solar. Isso porque os custos da tecnologia utilizada têm se tornado mais baratos e as linhas de crédito específicas para esta finalidade estão mais acessíveis.

Além disso, considerando que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de mais de 30 anos, o retorno do investimento ocorre em curto prazo, numa média de 4 a 5 anos, dependendo do consumo de energia elétrica. Ou seja: o caixa da empresa tem uma economia de décadas com despesas de manutenção de energia elétrica.   

Redução de custo em curto, médio e longo prazo

Passada a fase de financiamento e cálculo de retorno do investimento, a economia no consumo de energia elétrica mensal é o maior impacto no primeiro momento, após a implantação do sistema, principalmente para quem tem altos valores na fatura.

A redução pode chegar a 95% em comparação à conta convencional, o que gera a oportunidade de aplicar o capital da empresa em outras frentes – ou até mesmo no próprio financiamento do complexo de painéis solares.     

Apostar na energia fotovoltaica também é vantajoso quando consideramos o cenário econômico macro: a crise hídrica, a alta inflação e as incertezas do mercado afetam diretamente a taxação da energia elétrica. Dessa forma, os sistemas de energia advinda do sol garantem mais segurança econômica e linearidade com os gastos.  

Maior segurança no abastecimento e baixa manutenção

Basicamente, a energia elétrica é gerada a partir de recursos renováveis, como o vento (energia eólica), a água (energia hídrica) e a solar. Destas, a solar é a mais previsível e consistente – inesgotável, oferece a garantia de abastecimento em qualquer circunstância.

A tecnologia utilizada e todo o planejamento de execução do projeto são respaldados com esquemas de segurança que inibem a probabilidade de ocorrências como incêndios, descargas elétricas atmosféricas ou choques. Por isso, o acompanhamento de empresas especializadas no segmento de energia solar é imprescindível para o funcionamento pleno e seguro do sistema.

Outra vantagem é que o complexo de placas é desenvolvido com materiais altamente resistentes, que não se desgastam com a ação de chuvas, granizo e vento. Como não possuem peças móveis, o desgaste mecânico é irrisório, tornando a manutenção simples ou quase inexistente, exigindo na maioria dos casos apenas uma limpeza anual a ser realizada por técnicos especializados e capacitados para este fim. 

Isenção Fiscal

De todas as vantagens expostas acima, a isenção fiscal talvez seja a que está mais em evidência por conta do prazo de solicitação da licença para o uso da rede de distribuição sem taxação.

A lei em vigor prevê que quem aderir à energia solar até 6 de janeiro de 2023, tem pela frente mais de duas décadas de isenção tarifária, ou seja, fica até 2045 sem pagar tarifa pela distribuição da energia gerada.  

A prorrogação do prazo de adesão está em tramitação na esfera federal. Se aprovado, o projeto estende para mais seis meses o período de isenção fiscal para a modalidade.

No entanto, mesmo sem prorrogação, as vantagens fiscais pelo uso da energia solar continuarão sendo atrativas, pois os encargos – que são menores que o da energia elétrica convencional – serão aplicados de maneira gradativa.  

Com todos esses pontos, aderir a uma fonte limpa de geração de energia garante independência energética e mais escalabilidade para o seu negócio. A Solar Vale é uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos e pode te ajudar em soluções completas para implantação dos painéis solares. Entre em contato conosco!

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale