Blog

Quem investe na construção de uma usina de investimento também está contribuindo para a expansão das fontes de energia renováveis

Usina de investimento: como lucrar com energia solar 

A energia solar expandiu de maneira exponencial nos últimos anos, se consagrando como a fonte energética que mais cresce mundialmente. Popular pela economia que é capaz de gerar aos seus consumidores, a fonte fotovoltaica também é uma opção de geração de renda para quem busca um modelo de investimento seguro.

Com a crescente demanda por fontes de energia limpa e dos incentivos para a adoção delas, as usinas de investimento são uma excelente oportunidade para investidores de diversos perfis. Entenda melhor neste post!

O que é uma usina de investimento

Primeiramente, uma usina de investimento, no contexto de energia solar, refere-se a uma instalação de geração de energia fotovoltaica projetada e construída com o objetivo de gerar retorno financeiro para seus investidores. Ao contrário da usina para geração própria de energia, que envolve menos países e menor produção.

Essas usinas captam a energia solar e a convertem em eletricidade, que é vendida diretamente para consumidores, proporcionando uma fonte de receita.

Construção da usina e venda de energia

A construção de uma usina solar de maneira geral começa pelo planejamento e o estudo de viabilidade. No caso de projetos maiores, cuja finalidade é a produção de grande quantidade de energia para comercialização, o local escolhido geralmente é no solo. Isso também inclui a análise do potencial solar da região, a disponibilidade de terreno e a avaliação dos custos envolvidos. Antes de iniciar o investimento, é fundamental realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica.

Com o estudo de viabilidade aprovado, o próximo passo é o desenvolvimento do projeto e a instalação dos painéis solares. É importante contar com profissionais qualificados, assim garantindo a eficiência e a durabilidade do sistema.

Após a instalação, a usina fotovoltaica é conectada à rede elétrica para a venda da energia gerada, o que envolve o processo de homologação. 

Por fim, o investidor pode vender a energia através de leilões regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ou no Mercado Livre de Energia, onde vende a energia gerada diretamente aos consumidores por meio de contratos de longo prazo.

Vantagens de uma usina de investimento

Com a implementação de políticas de incentivos governamentais e a redução dos custos dos painéis solares, o retorno sobre o investimento (ROI) em usinas fotovoltaicas está se tornando cada vez mais atraente. Esse retorno pode ocorrer de 3 a 5 anos, variando conforme os custos de instalação e a localidade. Já a vida útil dessas usinas é de até 30 anos, dessa forma garantindo uma fonte de renda estável e crescente.

Diferente de outras fontes de energia, a manutenção das usinas fotovoltaicas é relativamente baixa. Após o investimento inicial, os custos operacionais são mínimos, o que aumenta a margem de lucro em longo prazo.

Quem investe na construção de usinas fotovoltaicas também está contribuindo para a expansão das fontes de energia renováveis. A cada ano que passa a demanda por abastecimento de energia aumenta, ao mesmo tempo em que vai se tornando mais evidente a urgência da adoção de práticas menos agressivas ao meio ambiente.

Como investir com segurança 

No Grupo SV, os clientes encontram todos os produtos e serviços relacionados à energia solar fotovoltaica: da análise de viabilidade ao fechamento de contratos com os consumidores da energia produzida nas usinas de investimento. Além disso, quem não tem capital suficiente para construir uma usina sozinho, pode comprar cotas de investimentos.

Quer investir em energia solar e ainda não sabe como? Entre em contato conosco que podemos ajudar você. 

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale