Blog

Energia solar no inverno: produção cai nos dias frios? 

Uma dúvida que pode surgir para quem está pensando em investir em energia solar fotovoltaica é se há geração de eletricidade suficiente nos dias frios. Apesar de ser um país tropical, com calor o ano todo na maioria dos estados, o Brasil também tem localidades onde a temperatura cai drasticamente em alguns meses.

O inverno, muito aguardado por alguns e não tão esperado assim por outros, vai do final de junho até setembro e costuma ser mais rigoroso na região Sul, onde chega a nevar em algumas cidades. 

E nesses locais ainda é viável ter sistemas fotovoltaicos? A resposta é sim e, aliás, é um mito que a produção seja inexistente ou caia por conta do frio.

Neste post vamos explicar como funciona a geração de energia solar através dos painéis fotovoltaicos e por que ela é uma vantagem no inverno. Acompanhe. 

Como funciona o sistema fotovoltaico

Existem dois principais tipos de sistemas de energia solar: térmica e fotovoltaica. A primeira é gerada pelo calor e serve para aquecer água e outros fluidos, enquanto a segunda fornece eletricidade, que pode ser aplicada em todos os equipamentos elétricos da propriedade.

Em se tratando da energia solar fotovoltaica, sua produção ocorre através da captação da luz solar pelos módulos fotovoltaicos e por isso, o calor do ambiente/região não interfere na geração.

O que pode baixar a produção é a pouca incidência dos raios solares e o encurtamento dos dias (e da presença do sol), típicos do inverno. Mas, esses fatores são analisados e compensados, conforme é possível, pela equipe técnica da empresa responsável pela instalação – ou pelo menos é assim que deve acontecer. 

A neve e geada podem atrapalhar?

A neve não é um fenômeno tão comum no Brasil, mesmo assim, por vezes ela é observada em algumas poucas cidades que ficam em regiões serranas, no Sul. Já a geada é um evento que ocorre em mais locais durante o inverno. 

Mas isso não configura um problema para os sistemas solares, pois as placas instaladas nos telhados e no chão possuem camada antiaderente e ficam em uma angulação que impede o acúmulo de gelo, evitando que haja o bloqueio da luz solar. 

O frio pode favorecer o funcionamento do sistema 

Assim como outros equipamentos, os painéis solares funcionam melhor no frio. Na maioria das vezes, eles são feitos de silício, um material semicondutor que pode perder eficiência no calor. 

Sendo assim, dias mais frescos favorecem a produção de energia. 

E a se a geração for menor do que o consumo 

Nos casos em que a incidência de sol fica muito baixa, ou dias muito mais curtos no inverno, causando a queda na produção, outra vantagem da energia solar pode ajudar a suprir essa falta no período: os créditos energéticos

A possibilidade de emprestar energia para a rede elétrica é uma vantagem que contribui bastante para a economia na conta mensal. Mas outro benefício oferecido para quem utiliza os sistemas on-grid é que esses créditos não expiram no mês.

Os créditos de energia solar gerados junto à concessionária têm validade de cinco anos. Ou seja, se no verão e nas demais estações em que há bastante incidência de raios solares, foi gerado muito mais do que o suficiente para abastecer a residência, esse “excedente” pode ser utilizado durante o inverno para compensar o gasto nos meses frios. 

Vantagens da energia solar no inverno

Com a chegada do frio, os banhos passaram a ser mais quentes, o ar-condicionado é regulado para esquentar o ambiente e os aquecedores saem dos armários. As pessoas também acabam ficando mais em casa e com isso a utilização de energia pode aumentar. 

Sendo assim, a energia solar também é uma aliada para os dias frios, ajudando a diminuir os gastos na conta de luz. A verdade é que seja no frio ou no calor, a geração própria de energia se mostra cada vez mais uma aliada do bolso dos usuários.
Se você quer saber mais sobre sistemas solares e se esse investimento faz sentido para você, entre em contato com a Solar Vale Energia e Sustentabilidade, que podemos ajudar.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale