Blog

Energia solar fotovoltaica para consumidores livres

Redução de custos com energia elétrica e maior leque de opções de fornecedores são alguns dos atrativos do Mercado Livre de Energia. Pontos que são potencializados com o uso da  energia solar – e que agrega, ainda, a sustentabilidade na sua produção.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o mercado livre cresceu 10,6% no Brasil, em 2022. Encerrando o ano com 29.549 mil unidades consumidoras (36,4% do consumo total de eletricidade no país). Neste post você entenderá melhor sobre esse mercado, suas vantagens  e como a energia solar se enquadra nesse ambiente de contratação.

Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é um ambiente regulado onde os compradores podem escolher livremente seus fornecedores de energia elétrica, que podem ser empresas geradoras e comercializadoras. É uma alternativa ao mercado cativo, no qual a energia elétrica só pode ser comprada de concessionárias e distribuidoras que possuem a concessão na região.

Esse novo ambiente foi criado no Brasil em 1995, pela Lei 9.074/1995, com o objetivo de aumentar a competitividade do setor elétrico e permitir a entrada de novos agentes no mercado.

Nessa modalidade, os consumidores têm a liberdade de negociar a quantidade de energia que desejam adquirir, assim como a fonte de geração de sua preferência, podendo optar pelas renováveis, como a energia solar, por exemplo.

A regulação do Mercado Livre de Energia é feita pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Quem pode ser um consumidor livre?

O Mercado Livre de Energia no Brasil é voltado principalmente para grandes consumidores de energia elétrica, como indústrias, comércios, shopping centers, hospitais, entre outros.  Vale ressaltar que, para participar é preciso atender aos critérios estabelecidos pela legislação e regulamentação do setor elétrico. 

Em 2022, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria 50/2022, permitindo que qualquer consumidor atendido por Tarifa do Grupo A, independentemente do seu consumo, possa escolher seu fornecedor.

Segundo o governo, a liberação representou o primeiro avanço em relação ao limite de 500kW definido pela Lei nº 9.427/1996, possibilitando que cerca de 106 mil novas unidades consumidoras passassem a estar aptas a migrar para o mercado livre.

O objetivo é que no futuro próximo haja a abertura total do mercado, permitindo o acesso de todos os consumidores de energia elétrica ao mercado livre.

Vantagens do Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia tem diversas vantagens para os consumidores e para a economia em geral. Algumas das principais são a maior liberdade de escolha para os consumidores, ampliação da competitividade e consequente redução dos custos de energia elétrica. 

Também podemos citar a flexibilidade de contratação, que permite aos consumidores negociar o preço e o prazo dos contratos de fornecimento de energia elétrica, de acordo com suas necessidades e perfil de consumo, o que leva à maior previsibilidade de gastos.

Há ainda o estímulo à eficiência energética, o incentivo à geração distribuída e a estabilidade tarifária para o consumidor.

O que energia limpa tem a ver com mercado livre?

A energia limpa está se tornando cada vez mais importante no Mercado Livre de Energia. Por ser bastante flexibilizado, essa modalidade de compra e venda oportuniza maior escolha pela fonte que se deseja consumir.

O que inclui a chance de optar por fontes de energia renováveis e não poluentes, como a energia solar e a eólica, por exemplo. A utilização de energias limpas é uma forma de minimizar o impacto ambiental causado pela geração de energia elétrica, que é uma das principais causas das emissões de gases de efeito estufa.

O consumo livre de energia pode contribuir para a utilização de energias limpas, pois os consumidores têm a possibilidade de escolher fornecedores que utilizam fontes renováveis para gerar energia elétrica, incentivando assim a adoção de práticas sustentáveis no setor energético.

Energia solar para consumidor livre 

A energia solar é uma das melhores opções para o consumidor livre por vários motivos, entre eles:

  1. Fonte de energia limpa e renovável: a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que não emite gases de efeito estufa, poluição atmosférica ou outros poluentes prejudiciais ao meio ambiente. Isso a torna uma opção ideal para consumidores que se preocupam com a sustentabilidade e desejam reduzir sua pegada de carbono.
  2. Incentivos e benefícios fiscais: muitos governos oferecem incentivos e benefícios fiscais para a instalação de sistemas de energia solar, como créditos fiscais, isenções fiscais e subsídios. Esses incentivos e benefícios podem ajudar a reduzir o custo inicial de instalação do sistema de energia solar.
  3. Autonomia energética: com um sistema de energia solar, o consumidor pode gerar sua própria eletricidade, o que significa que ele pode se tornar mais autônomo em relação ao fornecimento de energia elétrica da rede. Isso é particularmente útil em áreas remotas ou com interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica.
  4. Valorização imobiliária: a instalação de um sistema de energia solar pode aumentar o valor de revenda de uma propriedade. Os compradores de imóveis estão cada vez mais conscientes da importância de fontes de energia limpa e renovável, o que significa que a instalação de um sistema de energia solar pode tornar uma propriedade mais atraente para os compradores.

Por onde começar

A energia solar é uma opção econômica, sustentável e ecologicamente correta para consumidores livres que desejam reduzir sua conta de luz e aumentar sua independência energética.

Se você está considerando essa fonte, comece pesquisando fornecedores de energia solar em sua área e descubra como eles podem ajudá-lo a obter o máximo benefício de um sistema de energia solar em sua propriedade.

A SV Soluções em Energia, do Grupo SV, é especialista em projetos EPC para consumidores livres e de geração distribuída, com foco em instalações de mini geração. Se você quer saber mais sobre esse mercado, entre em contato que podemos ajudar.

Relacionados

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da Solar Vale